segunda-feira, 26 de junho de 2006

Kaká: "sou íntimo de Deus"

 
Kaká: "sou íntimo de Deus"
Antonio Prada
Wanderley Nogueira
Direto de Bergish Gladbach

 
sou íntimo de Deus
Aos 24 anos, Kaká não é mais apenas um "rostinho bonito", como ele próprio constata. Trocou o sorriso tímido, as frases introspectivas e olhar quase infantil que estampava na Copa da Coréia e do Japão por gestos e palavras firmes, e um fulminante olhar altivo, quase infinito, sem, no entanto, perder a ternura. Desfila nos gramados como se estivesse vestindo um Armani ao mesmo tempo em se doa como um operário sem rosto do futebol, até o último fôlego. "Saio de campo com cãibras para não ter arrependimento", diz o jogador, em entrevista exclusiva ao Terra. Kaká, que nesta terça-feira entra em campo para enfrentar Gana pelas oitavas-de-final da Copa da Alemanha, tem a unanimidade. Que nesse caso não é burra. Unanimidade entre os jogadores da Seleção, o técnico Parreira e os torcedores, mesmo os inimigos. Unanimidade não mais apenas entre as mulheres.
 
Líder em ascensão no grupo da Seleção Brasileira, Kaká diz que seu mote é arriscar sempre. "Eu driblo, tento fazer o gol de esquerda, tento fazer o gol de cabeça, tento fazer o gol de direita, tento dar o passe, o lançamento. Se não deu certo naquela, vou tentar outra. Uma hora que der certo é ali que vão falar. Não tenho medo de errar", confessa.

Apontado naturalmente como o futuro capitão da Seleção, Kaká já assume o desafio: "Acho que eu posso ser o capitão, mais para frente, na próxima Copa, quem sabe. Seria muito legal e aí o sonho aumenta. Já pensou levantar a Copa do Mundo, como o Cafu fez e pode fazer mais uma vez? Realmente é um sonho". Sonhos que para ele costumam ser realizados porque "Tem sido obediente à palavra de Deus". Com a bíblia na cabeceira, Kaká se nutre diariamente, respeitando as diferenças do grupo. E os olhos se emocionam, quando fala de sua última reflexão: "Li um salmo, acho que o Salmo 24, que fala que o Senhor dá a conhecer a intimidade dele àqueles que o buscam. Para mim, mexeu muito. Imagina você conhecer a intimidade de Deus, deve ser uma coisa tremenda. Você ser íntimo de Deus, ser amigo. Isso foi uma coisa que hoje mexeu comigo".

Eis um trecho da entrevista:

Terra - Você tem lido alguma coisa?
Kaká - A Bíblia, sempre.

Terra - É o seu livro de cabeceira?
Kaká - É o meu livro de cabeceira.

Terra - Qual foi o último texto que você pode pinçar que você tenha lido nas últimas horas? Vem alguma coisa à cabeça?
Kaká - Eu li Salmos, hoje. Li Romanos 7. O capítulo inteiro e eu estou sempre lendo a Bíblia.

Terra - O que diz?
Kaká - Romanos 7 fala sobre casamento; fala sobre Jesus Cristo; sobre a justificação; sobre a diferença entre a lei. O Velho Testamento e a graça do Novo Testamento. Essa passagem falava sobre isso.

Terra - E isso te ajuda muito?
Kaká - Muito. A Bíblia para mim é fundamental. Tem dia que eu acordo e leio um versículo que para mim é importante, tudo, mas que não fala o que outro dia eu leio o mesmo versículo e falo: "Poxa".

Terra - Você tem um exemplo para dar?
Kaká - São vários exemplos, tem muita coisa. Agora para dar um exemplo de um versículo que falou para mim de um dia e de outro, não tenho não. É de dia. Hoje eu li um salmo, acho que o Salmo 24, que fala que o Senhor dá a conhecer a intimidade dele àqueles que o buscam. Para mim, mexeu muito. Imagina você conhecer a intimidade de Deus, deve ser uma coisa tremenda. Você ser íntimo de Deus, ser amigo. Isso foi uma coisa que hoje mexeu comigo.

Nenhum comentário: