sexta-feira, 16 de junho de 2006

Paternidade de Deus

Durante muitos anos tenho convivido com duas imagens conflitantes na minha mente a respeito da Paternidade de Deus.

A primeira me é apresentada pela Palavra de Deus e me mostra um Pai amoroso, receptivo, que nunca me abandonará.

A outra imagem existe na minha mente, fruto da minha própria experiência com meu pai terreno, meu conhecimento da paternidade imperfeita existente no mundo, em cada família e finalmente da minha própria consciência como pai.

Ao longo dos anos muitas vezes me senti com o coração vazio de fé, incerto sobre o futuro, incapaz de tomar decisões arriscadas. Eu lia a respeito do cuidado de Deus Pai, mas embora eu entendesse racionalmente cada palavra a respeito do amor e bondade de Deus como pai, dificilmente eu conseguia crer - meu coração não colaborava.

As imagens eram tão conflitantes. Meu pai é um excelente pai, mas como todos os pais, também falhou e eu como pai também falho. Então era como se eu entendesse a Paternidade de Deus através das lentes da minha própria experiência de paternidade imperfeita, adquirida através da vida.

Era como montar um quebra-cabeças com a tampa trocada. Você sabe: quando se compra um quebra-cabeças, na tampa da caixa, vem a imagem do que vai ser montado - uma paisagem, um navio, ou seja o que for.

Era como se eu tivesse nas mãos as peças do quebra-cabeças - cada citação da Bíblia que revela o amor, a bondade, a graça de Deus Pai, o Pai das luzes, aquele de quem Jesus disse: " a ninguém chameis vosso Pai..." (no sentido de se vangloriar de sua origem), aquele a quem Jesus orou: "Pai nosso..." - e são tantas referências a esse amor e comunhão.

Mas sabe, eu tinha as peças do quebra-cabeças, mas eu tentava montar o conjunto tendo como roteiro a tampa da caixa (a minha imagem de paternidade humana imperfeita).

Nos últimos anos tenho participado ativamente de um curso chamado Veredas Antigas - é um curso bíblico, na área de relacionamento, maravilhoso. Muitas famílias tem sido restauradas por intermédio do ensino da Palavra ali ministrado.

Um dos objetivos do curso é restaurar a verdadeira imagem de Deus. O diabo, nosso inimigo tem investido pesado em destruir a família, porque ele sabe que destruindo a imagem do pai, destruirá uma figura que temos do cuidado e amor de Deus.

Eu também tenho sido restaurado. Joguei fora a tampa da caixa - a imagem imperfeita da paternidade humana - e tenho conhecido mais desse amor que nunca me abandona.

Hoje monto o quebra-cabeça da revelação do amor de Deus, quero conhecê-lo mais, sem consultar minhas referências mentais, mas sim a Palavra de Deus unicamente.

Isso tem me transformado. Sinto mais confiança em Deus, pois sinto o seu amor. Já não sou um homem de coração dobre, inconstante nos caminhos (é lógico que eu era assim - eu tinha uma imagem alternada de Pai no meu coração - as vezes Pai infalível, às vezes pai falho). A versão em português da e-sword diz:

Tg 1:8 homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos

Hoje posso entender (não apenas com a mente, mas sentir em meu coração) o Salmo 23: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.

É claro que nada me faltará - estou convencido desse amor insuperável - o de Deus.

E 1 Jo 5:5 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.

Hoje sinto esse amor infalível.

Jogue fora a tampa da caixa também. Não associe Deus Pai à imagem de paternidade imperfeita que as circunstâncias da vida lhe passaram. Creia no que Jesus disse.

Você também pode chamá-lo: Abba - Paizinho.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário: