domingo, 25 de junho de 2006

A restauração da Igreja envolve a restauração nos relacionamentos familiares

Fonte: http://www.udf.org.br/noticias2.asp?id=1316 

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, ao qual é necessário que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus Santos profetas desde a antiguidade. Atos 3:19-21

Que tempo é este que estamos vivendo? A maioria dos cristãos tem vivido como o povo do mundo, sem se preocupar em saber o que Deus quer de suas vidas. Qual é o plano específico de Deus para hoje a curto, médio e longo prazo?

Israel tinha uma tribo chamada Issacar, cujo trabalho principal era discernir os tempos (I Crônicas 12:32). O trabalho deles era buscar saber, e repartir com as demais tribos. Que tempo é este no qual estamos? Tempo de plantar ou de colher? Arar a terra? É tempo de guerrear ou de baixar as armas? Deus está buscando filhos que saibam discernir os tempos.

Não é necessária muita pesquisa hoje para se descobrir que, como Igreja, vivemos na plenitude dos tempos de restauração. Este tempo começou com a pregação de João Batista e a primeira vinda de Jesus, Seu ministério, os apóstolos, a Igreja Primitiva. Este tempo é chamado pelo escritor do livro de Hebreus de "o tempo da reforma" (Hebreus 9:10-15). O tempo da reforma - ou da restauração - começou com a Nova Aliança feita no sangue de Jesus Cristo.

A Igreja nasceu no dia de Pentecostes, na força e poder do Espírito Santo, manifestado através dos dons espirituais, com muita comunhão e santidade. O povo cristão passou a viver um estilo de vida totalmente diferente do mundo. O fundamento foi o ministério apostólico e profético, tendo Jesus Cristo como cabeça. As famílias se reuniam nas casas e havia grande temor entre elas. Por causa do relacionamento intenso em suas reuniões pequenas, o pecado era evidenciado e confessado, com conseqüente santidade entre o povo.

Após a morte dos apóstolos, a Igreja foi se desviando da doutrina original, perdeu a direção do Espírito Santo e a "religião cristã" passou a ser organizada. Porém, desde o século XV vêm acontecendo reformas, avivamentos e mudanças na Igreja. Todas as verdades perdidas estão sendo restauradas, começando com a justificação pela fé e chegando ultimamente aos ministérios profético e apostólico.

Hoje há uma grande expectativa e clamor a Deus por avivamento, operação de sinais e prodígios, e cremos que estamos às portas destes acontecimentos em toda a terra. Entretanto, cremos que Deus precisa de odres novos para derramar Seu poder sem que haja vazamento, a fim de que a Igreja volte às estruturas antigas.

Como odres podemos definir: pessoas, casamentos, famílias, igrejas locais, presbitérios, ministérios.

Restaurar a família é como restaurar os muros. Muro é proteção. Para que haja proteção, não pode haver brechas.

O caráter de uma pessoa é formado desde a concepção, em especial até o final da primeira infância, entre os 5 e 6 anos de idade. Durante este tempo, é colocado o fundamento pelo exemplo e ensino verbal dos pais.

O espaço não nos permite entrar em detalhes, mas a conclusão que chegamos é que vivemos nestes dias da restauração de todas as coisas, e há uma grande urgência de restaurar a família, o casamento e o relacionamento entre pais e filhos. Podemos afirmar que não haverá restauração completa da Igreja sem a restauração da família. E que essa restauração, para o surgimento de uma geração íntegra e compromissada com o Reino de Deus, depende da restauração do relacionamento conjugal.

O casamento é figura da união entre Cristo e a Igreja, que culminará com as Bodas do Cordeiro conforme Apocalipse 19. Satanás tem procurado detonar o casamento porque ele odeia a Jesus e a Igreja, Sua noiva. Deus quer modelos para a nova geração. Os milhões que estão sendo salvos precisam de exemplos vivos. Filhos, tanto naturais como espirituais, aprenderão rapidamente, convivendo com famílias restauradas em todos os aspectos.

A Igreja começou nos lares e terminará seus dias na terra sendo edificada neles. Há mais de quinze anos a Palavra Profética vem enfatizando e desafiando a Igreja para restaurar a família. A necessidade já está aí, pois necessitamos de lares e líderes restaurados para o Grande Avivamento e a Última Colheita que preparará a Igreja para a Segunda Vinda de Cristo.

Pastor Ulysses Menzen Bueno

Nenhum comentário: