quarta-feira, 11 de junho de 2008

É preciso investir nas pessoas

Disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas consagradas que se trouxer à casa do Senhor, o dinheiro daquele que passa o arrolamento, o dinheiro de cada uma das pessoas, segundo a sua avaliação, e todo o dinheiro que cada um trouxer voluntariamente para a casa do Senhor, recebam-no os sacerdotes, cada um dos seus conhecidos, e reparem os estragos da casa, todo estrago que se achar nela. 2Rs 12:4-5

Passou o tempo de edificar templos?

Faço esta pergunta. Não afirmo.
Do jeito que vão os alugueis, o sacrifício financeiro da Igreja é muito elevado. Não dá para pagar aluguel para sempre.
Melhor comprar um terreno, construir aos poucos, com os próprios irmãos ajudando no fim de semana. A não ser que todos possam dispor de recursos para contratar a construção por terceiros.

Mas não somos nós o templo do Espírito Santo?

Porque não investir em pessoas? Porque não reparar “os estragos da casa”, a qual somos nós?

Quantas pessoas estão dentro dos templos, com os corações fragmentados, a alma aflita, os sentimentos embotados pelas incongruências da vida.

Não é a tarefa principal da Igreja continuar o que Jesus fez?

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. (Jo 17:18)

E o que Jesus fez?

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado. (Isa 61:1-3)

É necessário restaurar os contritos, os quebrantados de coração. ´E necessário consolar os tristes.

O longo dos anos temos visto na Igreja do Brasil muitos movimentos. Posso citar alguns:

Houve um saudável movimento, inicialmente movido pela ADHONEP, no sentido de alcançar uma parcela de população que não era alcançada pela Igreja, a saber a classe média alta e rica.
Hoje muitas Igrejas possuem trabalhos específicos no sentido de alcançar industriais, empresários, profissionais liberais, etc.
Houve também um grande mover do Espírito Santo para levantar vocações ministeriais. Isso provocou uma multiplicação de Igrejas independentes, às vezes inúmeras igrejas na mesma rua, a poucas centenas de metros umas das outras.

Se você me perguntasse: É hoje o tempo da ADHONEP? Eu não saberia te responder, mas depois de ter trabalhado cerca de 10 anos ao lado deste abençoado ministério, para mim, pessoalmente, não é mais o tempo. Muitas Igrejas já fazem esse tipo de trabalho hoje, não com a qualidade da ADHONEP, mas fazem.

Assim como passou o tempo do denominacionalismo e assistimos uma multiplicação de pequenas igrejas independentes, se você me perguntasse hoje: É tempo de implantar novas Igrejas?
Eu lhe responderia, com o coração apertado, mas com convicção: Para mim não é o tempo. Eu amei implantar uma Igreja. Foi uma das maiores experiências espirituais que tive. Mas passou o tempo. Não é para isso que Deus me chama hoje.

Passo na Avenida aqui perto de casa e vejo colegas pastores de Igrejas pequenas lutando pela fé, semana após semana, ano após ano, com congregações pequenas, sem muito compromisso. Esses amados se dividem entre profissão, família, ministério, com o tempo e o dinheiro apertado, se sacrificando até as últimas...

Na maioria das vezes não tem amigos no ministério e são desconfiados com todos: não é para menos... Já foram tão machucados. E suas famílias então – que preço pagam!!!

Existem diversos movimentos rolando ao mesmo tempo na Igreja: células e tantas coisas.

Não quero me deter na forma ou nos métodos mas quero chamar a atenção para o seguinte:

Quero falar aos pastores

Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada? Ora pois, assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa. (Ag 1:3-9)

Colocando no contexto dos dias atuais.

Nós não adoramos em um templo específico, mas devemos adorar em espírito e verdade. Logo o templo perdeu sua importância.
O importante é o templo do Espírito Santo, cada crente no Senhor Jesus Cristo.

Sabe porque seu ministério não frutifica, não deslancha?

Porque você está correndo atrás de seus próprios sonhos de grandeza, da “sua igreja”, do “seu templo (edifício, prédio, salão de culto)”, enquanto a casa do Senhor (o templo do Espírito Santo, cada crente) fica em ruínas.

Vidas devastadas, famílias arrebentadas, divórcio a torto e a direito. Estará Deus satisfeito?

Não

O mover de Deus agora não é outro senão reconstruir a família, curar os quebrantados de coração, reconciliar.

... e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. (Mal 4:6)

Precisamos de reconciliação, na Igreja, na família.

Precisamos pedir perdão pelas Igrejas divididas, pelos divórcios, pelos filhos e esposas esquecidos, feridos, magoados, trocados por carreira, ministério – até por outras esposas.

Você pode pregar contra isso.

Você pode pedir perdão à sua esposa e filhos. Eu fiz isso.

Se você quiser, e sua Igreja priorizar, invista nas pessoas – envie-as para Retiros, Encontros de Casais, Seminários de Família, etc.

Chame pastores como Silmar Coelho, José Ribeiro, Juliano e outros para pregar e ensinar na sua Igreja – pastores da família.

Qualquer Igreja tem acesso hoje aos melhores cursos de família do Brasil, uma obra fantástica de Deus:
Casados para Sempre
One – Curso de Noivos
Veredas Antigas
Educação de Filhos à maneira de Deus
Corte
Crown – Ensinando os princípios financeiros de Deus ao povo de Deus.

Isso tudo está acessível, aos pastores e igrejas – material excelente, treinamento e tudo o mais através da Associação Nova Shalom (Universidade da Família – www.udf.org.br ).

Pastor: Dê um presente para você mesmo, sua família e sua Igreja. Faça o Curso Veredas Antigas e depois faça os outros. Leve-os para sua Igreja. Ela vai agradecer.

Igreja: dê um presente ao seu pastor. Pague as despesas para ele e sua esposa e filhos fazerem o curso Veredas Antigas lá em Pompéia – SP. Ou em outro lugar do Brasil.

Você vai me agradecer o conselho.

E vai agradecer a Deus pelos resultados.

Pastor Mario

Nenhum comentário: