quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Apostando contra si mesmo

Ha alguns anos atras eu preguei na passagem de ano novo na Igreja Vida Nova em Santos.

Lembro-me de ter falado de um sujeito chamado Charles Blondin, um famoso acrobata desde a infancia e que atravessou a Catarata de Niagara em 30 de junho de 1859.
É lógico que ele ficou famoso e repetiu a facanha muitas vezes de variadas formas.

Li que uma vez ele conversava com um jornalista após atravessar a Catarata e perguntou ao referido jornalista se ele acreditava que ele conseguiria levar alguem de volta para o outro lado da Catarata dentro de um carrinho de mao.

O jornalista assentiu, dizendo que acreditava e Blondin entao convidou-o a tomar parte na aventura.

Mas ele teve medo e fugiu de vergonha se misturando a multidao.

Mas outra pessoa ouvindo a conversa disse que aceitava o desafio, entro no carrinho e logo estavam cruzando o abismo.

Quando isso aconteceu as pessoas as margens comecaram apostar se eles cairiam ou nao.

E enquanto as apostas subiam, um grupo de apostadores resolveu interferir no resultado e comecou a balancar fortemente a corda colocada de um lado ao outro da Catarata.

De repente a pessoa que estava no carrinho de mao, em cima da corda, em cima do abismo das Cataratas comecou a ficar com medo.

Blondin pegou-o no colo, deixou o carrinho cair no abismo e carregou-o triunfalmente até o outro lado.

Nao sei o nome desse caronista de Blondin. Ele nao tinha talentos especiais, teve até instantes de medo.

Mas eu posso aprecia-lo. Apesar de se reconhecer-se desprovido de talentos ele teve a coragem de confiar em algume extremamente competente naquilo que fazia.

Penso na passagem bíblica:

Rom 4:16-25
(16) Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.
(17) (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.
(18) O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;
(19) e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara;
(20) contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus,
(21) e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.
(22) Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça.
(23) Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado;
(24) mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
(25) o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.

Quero salientar os versos 18 e 19 (em negrito). Abraao sabia que humanamente falando nao era possivel ter filhos. Ambos eram velhos. Nao havia vigor sexual para isso.
Quando ele olhava para si mesmo e para Sara só via esterilidade.

Mas Abraao nao estava confiando em si mesmo, mas em alguem muito talentoso, competente e fiel: Deus.

Eu estava olhando na Internet recursos para implantadores de Igrejas e achei um material excelente, inclusive em portugues em http://www.churchplantingvillage.net/

Eu estava olhando em outro site, pensando em como levantar recursos para me dedicar unicamente ao ministerio, implantar Igrejas, ensinar a Palavra.

Achei em outro site um link e conclui que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que conseguir fundos para o nosso trabalho missionario.

De fato é mais fácil orar e esperar um milagre do que tentar ingressar em certas organizacoes que funcionam mais como uma financiadora de estudos e projetos do que com uma Igreja.

É isso que eu admiro em Jesus e na Igreja primitiva, a simplicidade. Tao diferente dos nossos complexos eclesiásticos de hoje em dia cheios de membresias e conselhos (e pecados ocultos).

Filipe vai para o deserto, arrisca, crê, descobre como é gostoso ouvir o mandato de Deus.

At 8:26 Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto.

Gostoso e arriscado (aparentemente - se ele nao estivesse andando na corda bamba de Deus sendo carregado por Ele).

A adrenalina sobe quando o Espirito Santo o leva voando até Azoto. Quer esporte mais radical?

At 8:39-40
(39) Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.
(40) Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.

Por isso estou escrevendo, neste momento de crise, vendo o mundo meio que desabar e eu com Deus em cima da cordinha e meio mundo apostando:

Nao vai dar certo, vai cair.

O coracao se agita, a adrenalina sobe e eu me vejo ali na frente triunfando com Deus, nao por minhas forcas. Eu nao tenho nada de especial ou talentoso.

Até eu se me visse atravessando as Cataratas apostaria contra mim. Eu apostaria que eu iria cair.

Mas aquele que me ampara é competente, talentoso e fiel. Contra Ele ninguém pode apostar pois as suas maos nos sustentarao para sempre.

Heb 13:5-6
(5) Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
(6) De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?

Sl 139:10 ... ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Talvez mais ninguem aposte em voce. Talvez nem mesmo voce. Talvez nem mesmo sua mae aposte em voce.

Mas Jesus aposta em voce. Se voce se entregar a Ele, voce já ganhou.

Rom 8:35-39
(35) quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
(36) Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
(37) Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
(38) Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
(39) nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

P.S.: se voce observar os textos em negrito acima, parece que ele esta falando de andar sobre as cataratas: perigo, entregues à morte, altura, profundidade, mas, MAIS QUE VENCEDORES POR AQUELE QUE NOS AMOU

JESUS CRISTO, o FIlho do Deus Vivo. Aleluia.

Nenhum comentário: