domingo, 8 de fevereiro de 2009

Sem mim nada podeis fazer

Disse Jesus:

Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15:5


... nada podeis fazer.


Estava me lembrando daqueles dois mensageiros que correm para entregar a noticia a Davi.

2Sa 18:19-33
(19) Então disse Aimaaz, filho de Zadoque: Deixa-me correr, e anunciarei ao rei que o Senhor o vingou a mão e seus inimigos.
(20) Mas Joabe lhe disse: Tu não serás hoje o portador das novas; outro dia as levarás, mas hoje não darás a nova, porque é morto o filho do rei.
(21) Disse, porém, Joabe ao cuchita: Vai tu, e dize ao rei o que viste. O cuchita se inclinou diante de Joabe, e saiu correndo.
(22) Então prosseguiu Aimaaz, filho de Zadoque, e disse a Joabe: Seja o que for, deixa-me também correr após o cuchita. Respondeu Joabe: Para que agora correrias tu, meu filho, pois não receberias recompensa pelas novas?
(23) seja o que for, disse Aimaaz, correrei. Disse-lhe, pois, Joabe: Corre. Então Aimaaz correu pelo caminho da planície, e passou adiante do cuchita.
(24) Ora, Davi estava sentado entre as duas portas; e a sentinela subiu ao terraçorém, percebeu que seus servos cochichavam entre si, um homem que corria só.
(25) Gritou, pois, a sentinela, e o disse ao rei. Respondeu o rei: Se vem só, é portador de novas. Vinha, pois, o mensageiro aproximando-se cada vez mais.
(26) Então a sentinela viu outro homem que corria, e gritou ao porteiro, e disse: Eis que lá vem outro homem correndo só. Então disse o rei: Também esse traz novas.
(27) Disse mais a sentinela: O correr do primeiro parece ser o correr de Aimaaz, filho de Zadoque. Então disse o rei: Este é homem de bem, e virá com boas novas.
(28) Gritou, pois, Aimaaz, e disse ao rei: Paz! E inclinou-se ao rei com o rosto em terra, e disse: Bendito seja o Senhor teu Deus, que entregou os homens que levantaram a mão contra o rei meu senhor.
(29) Então perguntou o rei: Vai bem o mancebo Absalão? Respondeu Aimaaz: Quando Joabe me mandou a mim, o servo do rei, vi um grande alvoroço; porem nao sei o que era.
(30) Disse-lhe o rei: Põe-te aqui ao lado. E ele se pôs ao lado, e esperou de pé.
(31) Nisso chegou o cuchita, e disse: Novas para o rei meu senhor. Pois que hoje o Senhor te vingou da mão de todos os que se levantaram contra ti.
(32) Então perguntou o rei ao cuchita: Vai bem o mancebo Absalão? Respondeu o cuchita: Sejam como aquele mancebo os inimigos do rei meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para te fazerem mal.
(33) Pelo que o rei ficou muito comovido e, subindo à sala que estava por cima da porta, pôs-se a chorar; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!

Um chega mais depressa mas nao traz a mensagem completa.

O outro chega depois mas leva a boa mensagem (ou seja Evangelho = boa notícia).

Mas a boa notícia é: o inimigo foi derrotado. Seu filho foi morto, pendurado num madeiro.

2Sa 18:9-10
(9) Por acaso Absalão se encontrou com os servos de Davi; e Absalão ia montado num mulo e, entrando o mulo debaixo dos espessos ramos de um grande carvalho, pegou-se a cabeça de Absalão no carvalho, e ele ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo que estava debaixo dele passou adiante.
(10) um homem, vendo isso, contou-o a Joabe, dizendo: Eis que vi Absalão pendurado dum carvalho.


A boa notícia é também uma notícia de dor ao coracao do pai.

Assim tambem hoje a boa notícia é nossa total salvacao, mas custou a vida de Jesus e a dor do nosso Pai.

Alguns chegaram primeiro mas nao trouxeram a mensagem completa. Falaram apenas da vitoria.

Outros nao foram tao rapidos mas a mensagem da total vitoria esta em seus labios. Estes falam da eficácia da morte do Filho.

Mas sem o filho e sem o Filho nao haveria mensagem alguma.

A vitoria completa foi obida na morte do Filho e mais ainda na sua Ressurreicao.

Por isso somos mais do que vencedores. Por Ele ter morrido por nós e por nós ressuscitado.

(Isa 53:5) Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


Nao apenas a vida eterna mas todas as maravilhas de Deus nos podem ser aplicadas como por exemplo a cura de doencas e enfermidades:

(Mat 4:23) E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

Temos a mensagem completa. Precisamos anuncia-la. Mas sem Ele nada podemos fazer. Com Ele tudo podemos pois Ele nos fortalece.

Nenhum comentário: