domingo, 26 de julho de 2009

Sustento e alegria

Salmos 104:15
E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.

Se voce ler o Salmo 104 vai verificar que o Salmista está louvando a Deus pela criacao. Ele discorre pelos céus, pelas águas, pelos vales e montanhas, pelos animais do campo, pela natureza,...
No versiculo 15 acima ele fala de coisas que o homem faz com as coisas que só Deus faz.

Deus dá crescimento as vides de onde vem as uvas, as oliveiras de onde o homem tira as azeitonas e a cevada (ou trigo) de onde vem o pao.

A pressao sobre as uvas produz o vinho, a pressao sobre as azeitonas produz o azeite e a pressao do moinho sobre os graos produz a farinha e com esta se produz o pao.

O homem se alimenta do pao e isto fortalece o seu coracao para o dia de trabalho. É tao importante ler a Biblia. Jesus é a Palavra (o Verbo) e ele nasceu em Belém (que significa Casa de Pao - padaria) e Ele é o Pao da Vida. Coma esse pao diariamente.

O vinho alegra o seu coracao.

Além da Bíblia, sao muitas as evidências e referências médicas e históricas aos efeitos antidepressivos do vinho.

O Sistema Límbico é a parte do cérebro onde se processam as emoções. A transmissão das informações captadas e processadas ocorre por uma rede de neurônios (células do sistema nervoso). A comunicação entre os neurônios se dá por neurotransmissores – mediadores químicos que transmitem o estímulo de uma célula para outra. Uma das mais importantes dessas substâncias é a serotonina (aquela substancia que é famosa por existir no chocolate).

A depressão está relacionada com uma deficiência de serotonina no Sistema Límbico.

A tiramina, que se encontra em abundância principalmente nos vinhos tintos, aumenta a produção de serotonina. E é esta a explicação para o efeito antidepressivo do vinho.

A serotonina está ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. Além do vinho elevar os níveis de serotonina, as calorias elevam os teores de endorfinas, o que explica a sensação de prazer, de alegria fornecida pelo vinho.

É muito importante salientar que estes efeitos só ocorrem se se beber vinho com moderação, regularmente, de preferência durante as refeições e por pessoas que não tenham contra-indicação ao uso de bebidas alcoólicas. Beber vinho em exagero, devido ao álcool, leva a transtornos comportamentais, mentais, sociais e familiares relevantes, desagradáveis e desaconselháveis e é pecado.

De fato a Bíblia nos diz claramente:

Efésios 5:18
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

Ou seja ao invés de se encher de vinho natural, devemos nos encher do vinho do Espírito Santo. Mas os efeitos sao os mesmos e melhorados: alegria, bom coracao...
O Espírito Santo é o maior antidepressivo do Universo. O vinho simboliza o sangue de Jesus. E quem recebe o sangue e o sacrifício de Jesus na cruz tem a maior das alegrias, a alegria da salvacao. E essa alegria nao passa após algumas horas, nao da ressaca no dia seguinte, nao provoca brigas e espancamentos em casa e ela dura para todo o sempre.

O sangue de Jesus tambem deve ser usado regularmente, nas refeicoes (quando comemos do Pao da Vida).

O vinho natural provoca brigas em familia. As pessoas se embriagam e batem na mulher, maltratam os filhos. Mas quem esta cheio do Espirito Santo ama a esposa, se reconcilia com ela e com os filhos e procura o seu bem.

Alias a Biblia diz que nestes ultimos tempos, uma das obras de Deus no coracao das pessoas é a reconciliacao familiar:

Malaquias 4:6
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

Quem bebe muito vinho faz coisas estranhas e esquisitas. Quem se enche do Espirito Santo tambem faz coisas estranhas (aos nossos olhos) porque esta dominado pela presenca de Deus.

Nao estou legitimando certos comportamentos estranhos e carnais que acontecem no meio evangelico mas que nao tem nada de espirituais. Creio nos verdadeiros dons espirituais mas tudo deve ser feito com ordem e decencia. Os espiritos dos profetas estao sujeitos aos profetas.

O azeite faz reluzir o seu rosto

O azeite é um dos símbolos do Espirito Santo. Ele fornecia a luz para o candeeiro, ou seja ele nos ilumina, da entendimento à Palavra de Deus.

Nao sei se voce percebeu mas quando a gente come uma comida mais gordurosa, o rosto fica tambem mais gorduroso e brilha. Esta é uma das consequencias de ingerir azeite.

O azeite é bom para o coracao (o bom colesterol - diz-se que o azeite extra-virgem é como uma sabao que limpa as veias e artérias e tira o mau colesterol).

Aqui na Europa, no inverno, nossa pele comeca a rachar por causa do tempo seco. Até os homens machoes como eu tem de usar um creme nas maos ou no rosto por causa das feridas e rachaduras que comecam a aparecer.

Em Israel as pessoas ungiam o rosto com azeite. Havia até o óleo da uncao dos sacerdotes que era uma mistura de azeite, mirra, canela e muitas outras coisas, numa proporcao definida por Deus e que nao podia ser usada para outro fim senao a uncao sacerdotal.

O Espirito Santo e sua doce uncao nao devem ser copiados.

Mas o homem que se alimenta de Jesus, o Pao da Vida, bebe o Seu sangue, o vinho da alegria e é ungido de uma forma tao especial pelo Espirito Santo, tem todas as suas necessidades satisfeitas, vive em abundancia.

Deus te abencoe.

Nenhum comentário: