quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Bíblia e eu - Mauricio Bezerra

Ler estudos é bom. Participar de estudos em grupo é ótimo. Que tal estudar sozinho? Muitos têm medo de ter sono, outros dizem não ter tempo, outros queriam ter um curso mais aprofundado, ter mais concentração… e protelam o que Deus mais deseja, ensinar a Escritura no coração. Como cristianismo não é religião, é relacionamento, estudar sozinho a Bíblia torna-se algo muito importante.

Precisamos estudar a Bíblia sozinhos para tornarmo-nos capazes de pensar por nós mesmos. Por vezes só terceirizamos o estudo e consumimos o estudo de outros. Corremos assim o risco de aceitar a maioria ou tudo o que lemos sem verificar na fonte: a Escritura. No entanto, a Bíblia diz claramente: “Buscai no livro do Senhor e lede…” (Is 34.16). Investigue! Examine com cuidado! Disseque! É um momento especial seu com Deus.

Outro motivo importante é para termos os olhos e ouvidos treinados para avaliar os estudos de outras pessoas. “Examinai tudo. Retende o que é bom” (1 Ts 5.21). Somos bons para verificar a qualidade do produto nos supermercados observando a data da validade, a procedência, a conservação, a aparência, etc., mas será que somos capazes de ver se algum estudo é bíblico, humano ou até mesmo profano e diabólico? Os téoricos da comunicação como o canadense Marshall McLuhan de longa data afirmam que o único antídoto para a massificação é a educação. Quando se coloca a informação no pódio, esquece-se que a informação pode tanto formar quanto deformar. Quando temos os sentidos exercitados, podemos discernir melhor o que é bom e o que é ruim. (Hb 5.14). Não dá para fazer isso no meio da multidão. A sós com Deus vamos buscar tudo isso.

Experimente o estudo pessoal e terá a alegria da descoberta!!! Imagine como sua vida espiritual vai se revestir de autoridade quando você disser com propriedade que aprendeu algo novo com Deus. É uma alegria indescritível! Deus quer nos mostrar coisas grandes e firmes que nós não sabemos. (Jr 33.3) Podemos ver em “clama a mim” algo como “leia em voz alta a Bíblia para me conhecer melhor”. O mesmo verbo קרא usado para clamar se traduz ler também. Leia a revelação de Deus e ele te responderá e te liberará um conteúdo grandioso e exclusivo ao qual só você terá acesso. Com tal conteúdo sua vida vai se encher de alegria e significado e você vai estar mais aparelhado para vencer os problemas da vida.

Quanta gente por aí canta que está apaixonada por Deus. Muitos cantam com propriedade. O amor tem um quê de paixão sempre renovada. Como reacender a chama da paixão devocional, o primeiro amor? Tendo um momento Deus, você e a Bíblia!

Já vi gente dizer que certo escritor é seu ídolo, mas tal estudioso da Bíblia é um mero mortal. A literatura devocional visa ajudar o cristão, não se tornar em produto de consumo. Ela ajuda aquele que tem comunhão, tem suas próprias percepções vindas diretamente de Deus! Completa, mas não é a essência. A base de sua experiencia não são as coisas que Deus faz, mas a comunicação de quem Deus é dentro de você.

Um forte abraço de Jesus na sua vida!

2 comentários:

Danilo disse...

Ola Pastor Mario!

Estava eu procurando novos blogs para divulgar o meu e... Surpresa boa! Achei seu blog! Parabéns pelo trabalho e qualidade dos posts.

E, aproveitando, apresento o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

A Paz e o Bem!

Abraços,

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Mario Bragança disse...

Ola Danilo

Obrigado pela visita. Me sinto muito honrado com seu comentario porque conheco o seu blog e o acho muito bom.
Eu estou apenas comecando e aprendendo dos blogueiros mais experientes como voce.
Um grande abraco e estou acompanhando seu blog publicamente. Deus te abencoe.