terça-feira, 11 de agosto de 2009

Teses sobre a Igreja e seu funcionamento

Há vastos tratados sobre o tema.

Eu nao sou teologo, nem aprendiz de teologo, sou engenheiro.

Mas Deus me chamou para ser Pastor.

Entao vou falar minhas impressoes sobre o tema e penso que também eu tenho o Espírito de Deus. (1 Co 7:40)

Vou fazer como Lutero: anunciar teses. É mais prático.

Como eu sou um homem falho, minhas teses nao tem forca profetica e sao passiveis de erros. Tambem nao sei me expressar muito bem.
Se voce discorda de mim, por favor me escreva. Eu quero humildemente rever minhas posicoes se tiver me expressado mal ou erroneamente.
A Palavra de Deus nao falha, mas posso estar errado na sua aplicacao. Entao por favor me corrija.

Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo.
Salmos 141:5

Premissa básica:

  • A Igreja de Jesus Cristo prevalecerá. Ela nao pode ser destruida.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Mateus 16:18

Teses a respeito da Igreja:
  • A Igreja deve de ser simples. Estruturas complexas, altamente hierarquizadas nao sao naturais na Igreja.
Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. At 4:32
  • Se nao é simples e intuitiva, nao é Igreja. Pode ser uma instituicao que contem a Igreja, mas nao é propriamente a Igreja.
  • Parte da Igreja verdadeira esta fora da Igreja instituicao.
  • Há crentes verdadeiros fora das instituicoes.
  • 0s 4 Ms da Igreja instituicao: A Igreja comeca com um Mover do Espirito, depois vira um Movimento do Espirito, depois vira um Monumento e depois um Mausoleu.
  • A verdadeira Igreja de Jesus Cristo migra de instituicao em instituicao até achar lugar de repouso.
mas a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele para a arca; porque as águas cobriam ainda a terra. Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca.
Esperou ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba fora da arca.
Então, esperou ainda mais sete dias e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele.
Gênesis 8:9-10,12

Eis que és formosa, ó querida minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.
Pomba minha, que andas pelas fendas dos penhascos, no esconderijo das rochas escarpadas, mostra-me o rosto, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e o teu rosto, amável.
Como és formosa, querida minha, como és formosa! Os teus olhos são como os das pombas e brilham através do teu véu. Os teus cabelos são como o rebanho de cabras que descem ondeantes do monte de Gileade.
Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que está batendo: Abre-me, minha irmã, querida minha, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite.
Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.
Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada, de sua mãe, a única, a predileta daquela que a deu à luz; viram-na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram.
Cânticos 1:15; 2:14; 4:1; 5:2,12; 6:9
  • Da mesma forma que os que ouviram a Palavra de Deus pela boca de Jeremias deixaram Jerusalem e foram para a Babilonia, as vezes só ficam em certas instituicoes, "os mais pobres da terra", espiritualmente falando. Por existir tanta iniquidade, os mais fieis vao para o exilio. Os mais pobres herdam os campos.
Porém dos mais pobres da terra, que nada tinham, deixou Nebuzaradã, o chefe da guarda, na terra de Judá; e lhes deu vinhas e campos naquele dia. Jeremias 39:10
  • Os obreiros que sao chamados Apóstolos devem se arrepender e rejeitar este título.
  • Pastores divorciados devem se arrepender e abdicar de exercer o ministério. Da mesma forma presbíteros, diáconos, evangelistas, obreiros em geral.
  • Se sua Igreja possui Apóstolos, saia dela e procure uma melhor.
  • Se sua Igreja o explora financeiramente, saia dela e procure uma melhor.
  • Se o governo de sua Igreja é autocrático e ditatorial e o pastor, bispo, apóstolo, etc é tido como sacerdote santo, inerrante, acima dos outros homens, saia dela e procure uma melhor.
  • Se ha pastores divorciados exercendo o ministerio na sua Igreja, saia dela e procure uma melhor.
  • Se na sua Igreja o divórcio é considerado normal, saia dela e procure uma melhor.
  • Se na sua Igreja acontecem coisas estranhas, se ha doutrinas exoticas, ensinos desvinculados da Palavra de Deus, visoes continuas de anjos e profecias que nao se cumprem, promessas de bencaos financeiras para quem der certas ofertas, ou coisas semelhantes, saia dela e procure uma melhor.
  • Procure uma Igreja que ensina e vive a Biblia.
  • Procure uma Igreja cujo Pastor conheca a Palavra de Deus e a viva.
  • Procure uma Igreja que preste contas das suas financas.
  • Procure uma Igreja que tenha uma boa Escola Biblica Dominical e frequente-a.
  • Nao seja membro de qualquer Igreja porque todo mundo é. Isso é por acaso um mandamento bíblico?
  • Voce pode ser fiel a Deus sem ser membro de uma instituicao. Mas voce deve congregar.
  • A Igreja é um grupo de amigos/irmaos que servem juntos a Deus e o adoram. O resto (estruturas, prédios, cargos, títulos) é embalagem.
  • Comércio na Igreja é pecado. Jesus expulsou os que faziam comercio na casa de seu Pai.
  • A Igreja pode se reunir numa praca, na casa de irmaos, num jardim e continuara a ser Igreja.
  • A obra de Deus precisa de milagres e Deus os realiza. Dinheiro ajuda, mas nao é essencial.
  • Voce pode ofertar para qualquer Igreja ou missao. Mas lembre-se há muitos lobos vestidos de ovelhas especializados em manipula-lo a fim de receber o seu dinheiro. Jesus disse que pelos frutos se conhece a arvore. Verifique os frutos antes de ofertar. Se tiver duvidas nao oferte.
  • Oferte por amor, nao por medo.
  • Deus te abencoa pela sua graca, mesmo que voce nao seja dizimista. Nao se compra o favor de Deus com dinheiro.
  • Ninguem tem o poder (nem mesmo pastores, bispos ou apóstolos) de te amaldicoar ou tirar de voce a bencao se voce anda com Deus. Jesus te resgatou da maldicao (Gl 3:13).
  • Se voce nao encontra uma Igreja que ensina e vive a Biblia, ore, ajunte-se a outros irmaos e inicie um estudo biblico, reuniao de oracao, etc. Procure um pastor ou irmao idoneo para ensinar e pregar.
  • Nao acredite em revelacoes que se voce der uma oferta, sera abencoado financeiramente. Deus abencoa por sua graca, nao por seu dinheiro.
  • Desconfie de Igrejas e obreiros que manipulam suas emocoes a fim de obter altas quantias de ofertas. O grande apóstolo Paulo trabalhava para manter seu ministério.
Deus te abencoe e te ajude a ser verdadeira Igreja de Cristo, coluna e baluarte da verdade, Sua noiva, que Ele remiu com o seu sangue.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
1 Pedro 2:9

Nenhum comentário: