sexta-feira, 16 de junho de 2006

A Beleza da Igreja

Ontem estávamos passeando no Orquidário de Santos, um lugar muito boito e relaxante a começar do preço, só R$1,00.
Quem já foi a Gramado e tem família grande sabe do que estou falando - lá tudo custa R$8,00. Multiplique por 5 e verá a diferença.

E fomos passeando no meio daquela vegetação exuberante, ouvindo o trinado dos pássaros e vendo-os, araras, papagaios de todas as cores, patinhos, cisnes, beija-flores e um sem número de outras espécies de aves, para não falar dos saguis, pacas e toda a fauna que a gente vai encontrando enquanto circula ali.

Para quem como eu vive num ambiente urbano, cercado de paredes de todos os lados, estar em contato com a natureza tem um valor imenso.

Minha cabeça descansa ali, vendo tão perto maravilhas criadas por Deus.

A um determinado momento sentamos num banco e ficamos observando o céu azul em contraste com a coloração verde profunda da vegetação que nos cobria. Aquilo parecia um magnífico quadro.
As sutis variações do verde, de mais claro, iluminado diretamente pelo sol, passando por vegetação com um verde não tão escuro, até velhos troncos enegrecidos das árvores formavam um festival de beleza aos nossos olhos.

Enquanto eu olhava meditava na grandeza de Deus, autor de tão belo quadro. Que genialidade. Como pode alguém dispor tão bem as cores num festival de beleza que nos encanta tanto?

Obra do mesmo autor, é a Igreja.

Eu meditava que a beleza daquela cena também era devida à idade do orquidário - havia ali vegetação antiga (o orquidário foi fundado em 1945), como também vegetação mais nova.

Exuberante folhagem ao lado de troncos antigos.

Como na parábola da semente de mostarda, as aves do céu acharam ali abrigo e o lugar era cheo de vida, como o Reino dos Céus de fato é.

Aquele lugar não seria tão belo se toda a folhagem fosse nova e igual, ou toda velha e já amortecida,

A beleza está na diversidade, na variedade e na renovação.

Deus não faz uma árvore igual a outra. Que criatividade! Que obra soberba!

Assim também na Igreja. Cada testemunho, cada hino dos antigos, somado à vitalidade e alegria dos cânticos da nossa Igreja jovem e adolescente que pula e dança, são expressões do amor de um Deus maravilhoso.

Deus fez uma obra linda nos nossos corações. Entender a beleza dessa obra que só se vê com os olhos do coração é extremamente gratificante.

Muitos olham apenas os velhos troncos enegrecidos e não veem beleza. Não compreendem que daqueles troncos velhos, sairam brotos que renovaram a floresta.

A Igreja é bela, é a noiva de Cristo, é a coisa mais linda sobre a face da Terra, se você souber ver.

Jesus tem os olhos apaixonados sobre ela. São as meninas dos seus olhos e o cuidado constante do seu coração.

Seja você quem for, pastor ou obreiro, crente ou incrédulo, cuidado com a Igreja.

Ela é preciosa, tem um noivo cheio de zêlos. Seu nome é Jesus.

Nenhum comentário: