sexta-feira, 16 de junho de 2006

Os perigos da Visiolatria - Jônatas Bragança

"O melhor de tudo é que Deus está conosco." (último brado de John Wesley antes de morrer)

Os Perigos da "Visiolatria"

Prostar-se diante de ídolos é ato inconcebível em qualquer igreja cristã evangélica do país. Uma forma mais sutil de idolatria se difunde na doutrina eclesiástica. Tudo que rouba o lugar de Deus da essência da nossa vida e dos cultos é idolatria. Mesmo que esta seja de forma parcial, ainda que dissimulada, até mesmo que não intencional ou bem intencionada.

Jesus nos mandou amar a Deus e a nossos irmãos. O evangelho sempre proclamou que deveríamos aceitar o sacrifício de Cristo por nós e convidá-Lo a habitar em nossos corações. A mensagem de hoje é que devemos amar "a visão"...? "Aceitar a visão"? "Ter a visão no coração"?

Por mais brilhante que uma estratégia ou estrutura possa ser, não merece tamanha consideração. Jesus teve as maiores idéias, os melhores métodos. Tinha conhecimento das técnicas mais apuradas de administração, mas nunca proferiu uma frase de ênfase ao método. Sua compaixão era com as pessoas. Seu zelo era para com o conteúdo da mensagem.

"Observem, discípulos, como reproduzo em vocês através da convivência pessoal o caráter correto. Reparem como uso de forma didática elementos da natureza para demonstrar verdades profundas! Observem que eu me reúno com vocês em grupos pequenos e uso sempre uma túnica adequada." Não. Jesus preferia dizer: "Fiquem na cidade até serem revestidos de poder do alto".

A maior estratégia de crescimento da Igreja está no livro de Atos. Só na primeira mensagem de Pedro, 3 mil se rendem. Não há ali margem para segundas interpretações. Fica evidente que a capacitação para isso é o fluir do Espírito Santo. Não é porque Pedro falou bonito, falou bravo, pregou em pé, tocou órgão, se reunia em templos ou em casas. Era porque o Espírito Santo se movia ali.

Dependência de Deus. É tão mais fácil depender do homem, mas não é necessário fé para isso. Deus eu não vejo, mas o Papa está lá na TV. Lutero defendeu o sacerdócio universal do crente; segundo ele eu não preciso de intermediários para me relacionar com Deus ou mesmo para interpretar aBíblia: já existe alguém para me guiar a toda verdade, e Ele é invisível.

Disciplina pessoal e estratégias específicas podem gerar crescimento. Hitler conquistou dezenas de milhares de seguidores; o islamismo é a religião atual que mais cresce no mundo; o ateísmo avança a passos largos hoje no Rio de Janeiro. Resultados não são o indicador verdadeiro da aprovação. Câncer também é crescimento: uma multiplicação de células anormal, sem controle, sem qualidade.

Uma mentira dita muitas vezes pode até passar por verdade. A verdade quando é dita uma vez gera liberdade. Repetir a exaustão frases para firmar um ponto de vista hoje é o "processo de implantação da visão". O povo precisa repetir muitas vezes para captar a essência. Soa como técnica de lavagem cerebral. Jargões podem formar um grupo homogêneo e obediente, mas não são capazes de levar um discípulo à dependência de Deus.

Deus e seus atributos, a Palavra, meus irmãos - são coisas eternas. É prudente investir nisso. Estratégias são úteis, são funcionais, mas não merecem a nossa devoção. Não merecem ocupar espaço nos nossos corações. Não merecem mais do que 1% das nossas músicas e mensagens nos cultos.

A Bíblia não dedica à técnica mais do que isso. Aliás, muita coisa anda desproporcional nos nossos cultos hoje em dia em relação ao conteúdo da Palavra de Deus.

Adote visões. Não seja adotado por elas. Não deixe a visão gerar divisão. Não presuma que a sua visão ou a visão que sua igreja adotou é superior às demais. Isso é pecado. Não julgue um irmão por estar em visão diferente.

Ame a Deus sobre todas as coisas. Ame o seu irmão.

Alerta postado por Jonatas Bragança, (posso dizer com orgulho, meu filho) na comunidade G12 do Orkut,

Nenhum comentário: