domingo, 11 de junho de 2006

Mau uso e abuso de Autoridade

 

O centurião de Cafarnaum entendia princípios de autoridade:


Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. (Mat 8:9)


O centurião entendia que estando sob a autoridade do governo romano, possuía, portanto a autoridade do exército romano para ordenar o que fosse necessário.

Ele compreendia que Jesus estava sujeito a autoridade de Deus Pai. Por isso poderia ordenar uma cura, algo sobrenatural, e a natureza, obediente a voz do Criador, cumpriria o seu mandato.


Davi também entendia de princípios de autoridade.


Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre as penhas das cabras montesas. E chegou no caminho a uns currais de ovelhas, onde havia uma caverna; e Saul entrou nela para aliviar o ventre. Ora Davi e os seus homens estavam sentados na parte interior da caverna. Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te disse: Eis que entrego o teu inimigo nas tuas mãos; far-lhe-ás como parecer bem aos teus olhos. Então Davi se levantou, e de mansinho cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que depois doeu o coração de Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor. com essas palavras Davi conteve os seio chegando para se permitiu que se levantassem contra Saul. E Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho. Depois também Davi se levantou e, saindo da caverna, gritou por detrás de Saul, dizendo: ó rei, meu senhor! Quando Saul olhou para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra e lhe fez reverência. Então disse Davi a Saul: por que dás ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal? Eis que os teus olhos acabam de ver que o Senhor hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna; e alguns disseram que eu te matasse, porém a minha mão te poupou; pois eu disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, porque é o ungido do Senhor. Olha, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão, pois cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Considera e vê que não há na minha mão nem mal nem transgressão alguma, e que não pequei contra ti, ainda que tu andes à caça da minha vida para ma tirares. Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor de ti; a minha mão, porém, não será contra ti. Como diz o provérbio dos antigos: Dos ímpios procede a impiedade. A minha mão, porém, não será contra ti. Após quem saiu o rei de Israel? a quem persegues tu? A um cão morto, a uma pulga! Seja, pois, o Senhor juiz, e julgue entre mim e ti; e veja, e advogue a minha causa, e me livre da tua mão. (1Sa 24:2-15)

Na Igreja hoje, muitos têm usado corretamente estas passagens, ensinando princípios de autoridade, obediência e submissão.

O outro lado da moeda, assunto que quero abordar hoje é o abuso de autoridade.

Por exemplo:

3Jo 1:9-10 Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. (10) Pelo que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja.


O apóstolo João, o apóstolo do amor, aquele que escreveu o Evangelho que leva o seu nome (segundo João), que recebeu a revelação de Jesus Cristo registrada no livro de Apocalipse, aquele que abraçava Jesus – esse mesmo – não era recebido pelo Pastor da Igreja, Diótrefes.

Além disso, Diótrefes expulsava da Igreja os que se associavam com João.

Isto se chama ABUSO DE AUTORIDADE

Paulo escreve:


E até importa que haja entre vós facções, para que os aprovados se tornem manifestos entre vós. (1Co 11:19)


É necessário, é esperado; há razões por que deve haver divisões. Estas razões são diferenciar os aprovados dos desaprovados.


Paulo ainda diz:

2Co 11:19-20 Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. (20) Pois se alguém vos escraviza, se alguém vos devora, se alguém vos defrauda, se alguém se ensoberbece, se alguém vos fere no rosto, vós o suportais.


O que Paulo está questionando à Igreja de Corinto, é como, eles sendo tão sábios, permitiam que pessoas os defraudassem continuamente, subjugando-os em um tipo de assédio espiritual, devorando-os, defraudando-os, isto é, prejudicando-os, aproveitando-se deles, repreendendo-os com orgulho, autoritarismo e não autoridade espiritual.

O fato é que muitos pretensos líderes exercem não uma liderança espiritual mas sim uma liderança humana, mistura de administração de empresas com personalismo, caudilhismo, coronelismo, pintado de aparência espiritual. São administradores eclesiásticos, não pastores. Consideram a igreja sua propriedade, pois registraram o CGC e não por chamado de Deus.

O legalismo é uma plataforma poderosa para esse tipo de liderança, pois o “zelo” legalista cria um certo temor sobre a igreja, obrigando-a a todo tipo de acrobacia pseudo-espiritual para agradar os pastores legalistas.


Eles vos procuram zelosamente não com bons motivos, mas querem vos excluir, para que zelosamente os procureis a eles. Gl 4:17


Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles. Gl 4:17 (ARC)


Desse modo, patrocinando o legalismo, os maus obreiros mantém o rebanho continuamente preocupado e dependente emocionalmente.

Além disso, o legalismo é uma forma de farisaísmo que estimula a aparência externa em detrimento da verdadeira espiritualidade.


Gl 6:12 Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.


Paulo nos diz que não precisamos obedecer a esse tipo de mandamento, pois é carnal:

Col 2:18-22 Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, (19) e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. (20) Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, (21) tais como: não toques, não proves, não manuseies (22) (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?


Davi nunca desrespeitou Saul, nunca tocou no ungido do Senhor, mas não se manteve sob suas ameaças. Fugiu da sua presença para poder viver.

Nenhum crente é obrigado a se submeter a ordens abusivas. Você não é obrigado a obedecer tudo. Há limites para a autoridade para cada autoridade.


Uma vez meu Pastor me mandou mentir – me ordenou que me identificasse como Pastor (eu era um simples obreiro) – para ganhar uma votação numa reunião de pastores em Campinas.


Quando vi o que ele pretendia não participei da reunião.


Vi muitos presbíteros receberem carteiras falsas de evangelistas para poderem votar na reunião da Convenção Geral nos interesses de sua facção (só pastores e evangelistas tinham direito a voto).

Isso se chama pecado.


A mesma igreja proibia os jovens de jogar futebol.

Jesus, nosso Salvador fala claramente sobre o assunto:

Mat 23:24-28 Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo. (25) Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. (26) Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. (27) Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. (28) Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.


Irmãos, vamos viver para Cristo e não para agradar os homens.

Nenhum comentário: