segunda-feira, 12 de junho de 2006

A sarça ainda arde

 

Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. Pois, à vista da pesca que haviam feito, o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. Lc 5:8-10

Encontrar-se com Jesus é uma experiência singular, única, diferente de todas as outras. Parecia para Pedro e seus companheiros mais um dia normal de jornada.
Mas não era. Jesus passava por ali e tudo pode acontecer.
E aconteceu: o convite, a proximidade, a Palavra arrebatadora e quando Pedro pensava que tudo ia terminar...

O milagre...

Pedro já estava satisfeito. Não havia pescado nada a noite toda, mas pelo menos estava revigorado pela Palavra que aquele Jesus de Nazaré pregara do seu barquinho.

Ele tinha uma história para contar e falador como era certamente planejava falar para a esposa, a sogra...

Mas o convite inesperado - lançar as redes - meio para ser agradável, meio com uma ponta de esperança, meio pela autoridade daquela voz, Pedro acedeu...

Grande escolha, tantos peixes, não vai caber, chamem os amigos, está transbordando, vai afundar - não, não afundou.

Pedro se sente achatado e se encolhe diante de tanta santidade - foge - sou pecador - Jesus, eu gostaria, mas não dá - não sou digno ou preparado, tenho família para cuidar - como eu? Por que eu?

Novamente aquela voz suave, mas com autoridade - não temas; de agora em diante serás pescador de homens.

Quando a gente escolhe ouvir a voz do Senhor também acontece assim: milagres acontecem , parece que não vai dar, está transbordando (a graça) , chamem os amigos (para serem abençoados também) - não afundou.

O sentimento de indignidade, de despreparo, de inadequação - sentir-se totalmente desqualificado para tão doce chamada. Sinto-me assim.

Mas vem Jesus e diz: quero te dar mais que uns poucos peixes - serás pescador de homens. Jesus ateia em nós uma chama inextinguível.

Quem pode resistir as suas doces Palavras. E quem quer?

Como Jeremias , Se eu disser: Não farei menção dele, e não falarei mais no seu nome, então há no meu coração um como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de contê-lo, e não posso mais. Jr 20:9

Como Davi: Com silêncio fiquei qual um mudo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou. Escandesceu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo; ... Sl 39:2-3

Como Paulo: Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1 Co 9:16

Jesus chegou de mansinho, fez que só ia passar por minha vida, mas me fez um convite irresistível - acendeu o fogo em mim. Já fazem mais de vinte e cinco anos e a sarça ainda arde.

Nenhum comentário: