quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Carteira de Motorista

Ainda nao aconteceu mas é como se ja tivesse acontecido:

Passar na Prova Teorica da Carteira de Motorista alema.

Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Salmo 40:1

Sempre achei interessante como em certos trechos da Biblia os profetas falam do futuro, no passado. Porque a Palavra é infalível entao a profecia pode ser já considerada um fato.

Isaias escreve setecentos anos antes de Jesus nascer sobre seu sacrificio e morte por nos e embora fale do futuro, escreve no passado:

Isa 53:1-12
(1) Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?
(2) Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
(3) Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
(4) Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
(5) Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
(6) Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
(7) Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.
(8) Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
(9) E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.
(10) Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
(11) Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.
(12) Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.

Esse trecho é maravilhoso e sempre me alegro d'Ele ter morrido por mim.

Voltando à Carteira de Motorista:

Ja tenho carteira de motorista ha 33 anos e dirijo com prudencia (até demais, segundo dizem).

Mas na Alemanha a Carteira de Motorista brasileira so vale seis meses e depois tem-se de tirar uma daqui.

32 folhas com 40 questoes ou seja 1280 questoes e mais algumas soltas para estudar.

Estou estudando no portugues de Portugal ou melhor na traducao do alemao para o portugues de Portugal embora eu esteja desconfiado que seja uma traducao para portugues de marte.

Eu pelo menos pensava que falava portugues, embora em Portugal digam que eu falo brasileiro.

Certas perguntas sao faceis de responder mas ficam dificeis com a redacao:

Por exemplo voce sabia que nao se deve ultrapassar em estradas desordenadas?

O que é uma estrada desordenada?

No original alemao significa que é uma estrada sem visibilidade. Por que traduziram para "desordenada" e nao para "sem visibilidade" é um mistério.

Como o meu alemao ainda nao esta suficientemente bom tenho de usar o portugues de Portugal.
Na realidade agora ja consigo traduzir para o portugues brasileiro, mas levei algum tempo.

Mas estou confiante.

Li hoje no Estadao de uma mulher sul-coreana que já tentou passar na prova teórica 772 vezes.

Sul-coreana tenta carteira de motorista pela 772ª vez

Eu vou agora para a segunda prova e espero parar aí. Com a graca de Deus.

Mas nao posso deixar de admirar a paciencia e perseveranca dessa senhora de 68 anos.

Como diz a Carta aos Hebreus:

Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. (Heb 10:36)

Isto é algo que todos precisamos aprender.

2 comentários:

fabi disse...

Olá Mario! Tb estou nessa situacao ... O Sr passou no exame? Espero q sim! Ainda estou estudando mas como o Sr disse é complicado entender esse outro portugues - o Sr teve um livro/apostila de apoio para estudar? Pra mim só estregaram as questoes ... Obrigada! Fabiane Lima

Mario Bragança disse...

Ola Fabiane
Gracas a Deus passei na prova teorica.
Nao tive livro de apoio ou apostila, apenas as questoes.
Que Deus possa te ajudar tambem.