sexta-feira, 24 de julho de 2009

Crescimento aparente

Paulo escreveu

Um pouco de fermento leveda toda a massa. Gl 5:9

Hoje esse verso nao faz muito sentido para nós. Por que o fermento seria ruim?

O pao fica mais macio, fofinho, mais digerivel, cresce mais.

É verdade, o fermento nao nos parece muito ruim. Vamos ao supermercado ou a padaria e compramos o fermento biologico (ou o quimico dependendo da aplicacao) e nao vemos nada de errado nisso.

É um produto simplesmente. Qual o problema?

Nos tempos de Jesus, fermento nao era um produto.
Voce nao podia ir na padaria ou supermercado e compra-lo.

O fermento era feito com um pouco de massa de pao que se deixava apodrecer.

Ao degenerar, as bacterias ali presentes produziam gas carbonico. O gas carbonico é que fazia a massa crescer e ficar mais macia.

Embora a massa continuasse tendo o mesmo peso, a mesma quantidade, agora ela parecia maior pois havia inchado com o gas carbonico.

Hoje observamos na Igreja o mesmo fenomeno. A Igreja esta inchada. O seu crescimento é apenas aparente. E ela ficou mais digerivel aos olhos da sociedade.

É muito mais gostoso comer um pao que levou fermento do que comer pao sem fermento, o pao asmo ou ázimo.
Este pao sem fermento é pesado, de dificil degustacao, nao agrada tanto ao paladar.

Mas esta é a verdadeira massa, o resto é só gas carbonico, nao alimenta, é resto de putrefacao.

Paulo ordena a santidade a Igreja, separando-nos dos que fingem ser crentes, mas nao tem frutos de arrependimento.

1 Corintios 5:7-11
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.


Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.

Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.


Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

Nós que servimos a Cristo precisamos ter postura e chamar pecado de pecado. Paulo diz que o problema nao é com as pessoas que pecam porque nao conhecem a Palavra de Deus.

Nao estou falando de julgar ou de condenar os de fora. Jesus veio para salvar nao para julgar.

Mas se alguem diz ser irmao e nao anda de conformidade com a verdade do Evangelho, a Biblia nos diz que devemos evitar ter comunhao com o mesmo (com o tal nem comais).

Nós estamos, em nome do bom relacionamento, de ganhar as pessoas para Cristo, de nao afastar as pessoas da Igreja, dando toque incerto.

Precisamos levar às pessoas ao arrependimento. Precisamos dizer: é pecado, mas existe um Salvador.


1 Coríntios 14:8
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?

Deus abencoe

Nenhum comentário: