quinta-feira, 23 de julho de 2009

Do que os homens gostam (e precisam)

Fez muito sucesso o filme "Do que as mulheres gostam" com Mel Gibson e Helen Hunt.

O filme é realmente engracado e tem situacoes hilarias. É bom para distrair e dar umas boas risadas pois explora o tema sempre vivido do universo feminino.

Muitos filmes e livros exploram as diferencas entre os sexos e existe muito assunto a ser assistido ou lido sobre isso.

Ha alguns livros seculares e evangelicos sobre o tema.

Creio que o mais famoso é "Homens sao de Marte, Mulheres sao de Venus".

Li um livro evangélico fantastico sobre o assunto: "Homens sao ostras, Mulheres Pés-de-Cabra".

O livro é interessante, esclarecedor e engracado. Recomendo a todos.

Quero partilhar minha opiniao sobre este tema.

Na realidade nunca vi ninguem pregando sobre o tema: "Do que os homens gostam".

Mas tenho visto muitos casamentos desfeitos porque a esposa nao sabe o que seu marido espera dela.

Elas se enfeitam, poe perfume, fazem seu prato predileto - eu diria que estao no caminho certo, meio por intuicao, meio por conversar com alguem mais experiente.

Mas ninguem lhes deu o mapa e na primeira esquina elas perdem o rumo novamente e la vai o marido emburrado para longe. E elas nem sabem porque. E nao sabendo o que fizeram de errado, nao podem se arrepender e consertar.

Entao elas vao para a igreja e oram, oram, oram e voltam pra casa e fazem errado novamente.

Nao estou dizendo que a culpa é só delas. Claro que nao. Os homens tem suas culpas e em outra ocasiao vou escrever sobre isso, mas hoje vou falar em particular deste tipo especial de cegueira feminina.

Na realidade tenho sido despertado para o fato de que quando uma pessoa se converte vai buscar a Deus e busca-o muito e se relaciona com Ele. Mas as vezes faltam certas habilidades sociais que a Biblia tambem ensina.

De fato a Biblia manda amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo. Jesus expandiu esse mandamento ordenando que nos amassemos como Ele nos amou, ou seja mais do que a si mesmo, estando disposto a morrer pelo proximo.

Mas convenhamos é muito mais facil amar a Jesus do que amar ao marido.

Entao voltando ao tema: do que os homens gostam?

Atencao, diante dos vossos olhos vou revelar um grande segredo.

Ele é um segredo porque nao lemos a Biblia com atencao.

Vou dar uma dica:

Voce esposa, cujo casamento está perigando e que já fez de tudo: já orou, já jejuou, já se enfeitou, perfumou, etc e nao consegue reconquistar o marido - vou lhe fazer uma pergunta para aferir se voce conhece e obedeceu este mandamento.

Voce poderia me dizer qual o único mandamento da esposa para com o marido? A única coisa que a Bíblia diz a respeito que a esposa deve fazer para o marido como um mandamento?

.....

.....

....

....

.....

Resposta: A resposta se encontra na segunda parte de Efésios 5:33


...a mulher reverencie a seu marido


Outras versoes dizem:

  • e a mulher reverencie o marido

  • e a esposa respeite ao marido

  • a esposa tema ao marido.

Bem a lingua é dinamica e eu creio que os verbos acima nos dias de hoje já nao expressem totalmente o pensamento de Deus. Quero dizer ao tempo em que estas traducoes foram feitas talvez estes verbos fossem a melhor expressao, mas podem estar hoje já alteradas pois a lingua muda com o tempo.

Alem disso há conceitos que nao tem uma traducao direta, exata.

Entao para explicar melhor vamos usar um modelo. Deus criou o homem e a mulher e ele nos deu o modelo que funciona: o de Cristo e da Igreja.



  • Ef 5:22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

  • Ef 5:25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Observe as expressoes "Como ao Senhor" e "como tambem Cristo amou a Igreja".

Entao quando lemos que a esposa deve reverenciar ou respeitar o marido, como isso funciona?

Da mesma forma que é o relacionamento da Igreja em relacao a Jesus.

E como é o nosso relacionamento com Jesus? Ou como devia ser?


  • Precisa ser um relacionamento de amor, de paixao, de adoracao.

  • Precisa ser um relacionamento de doce submissao.

O que eu quero dizer com isso?

A gente nao faz só o que Jesus nos manda. É verdade que as vezes nao fazemos nem isso. Mas no fundo sempre queremos descobrir o que agrada ao nosso amado e fazer voluntariamente.

Queremos aprofundar o nosso relacionamento com Ele. E fazer tudo o que lhe agrada.

A minha fé é assim.

Eu fui militar. Fazia exatamente o que me mandavam. Mas nao fazia por amor.

Falando de amor, sou apaixonado pela minha esposa. Eu me ofereco para fazer cafezinho para ela, sanduiche. Até mesmo eventualmente me ofereco para levar o lixo para fora (tenho dor no joelho - sao tres andares para subir depois). Se fosse no térreo eu me ofereceria mais.

Quando a Biblia diz para reverenciar ou respeitar o marido quer dizer que a esposa deve ser amorosa e docil.

Quando a esposa faz as coisas que o marido fala, mas a contragosto, sinto muito, isso nao conta ponto.

Tambem ha uns maridos que mandam umas coisas... Só pela graca.

O marido nunca deveria ter de mandar ou a esposa de obedecer. Deveria ser uma doce submissao em amor mutuo.

Meu amor, deixa eu lavar a louca hoje. Nao, voce ja lavou ontem, hoje é a minha vez...

No fundo, tudo o que os homens querem é serem amados e especiais para suas esposas. Querem receber aprovacao e apoio. Querem que voce, esposa, esteja ao lado dele nos dia dificeis.

O marido quer que voce seja como a Amélia daquela música popular:

"Amélia passava fome ao meu lado e achava bonito nao ter o que comer. E quando me via contrariado dizia; meu filho, o que se há de fazer?"

O que é que a Amélia fazia demais?

Ela nao reclamava e dava umas palavras de apoio.

E talvez isto esteja faltando em algumas mulheres evangelicas. Nao reclamar (murmurar) e falar algumas palavras de apoio.


Provérbios 25:24
Melhor é morar só num canto de telhado do que com a mulher briguenta numa casa ampla.

O seu marido precisa saber que voce esta ao lado dele e nao contra ele. Se voce nao sabe falar a favor, em nome de Jesus, fique calada orando. É melhor.

Mas quero lhe mostrar um caminho melhor:

Voce pode ser muito mais do que a Amélia.

  • Amélia nao tinha Jesus e voce tem.
  • Jesus alegra o coracao.
  • O coracao alegre aformoseia o rosto.
  • Voce fica mais bonita com Jesus.
  • Voce pode honrar seu marido - é tudo o que ele quer e precisa - é facil.

Ef 5:22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

Quando seu marido falar uma daquelas coisas pelas quais voce esbravejava, lembre do verso acima. Voce iria esbravejar com Jesus?

É claro que nao. Voce iria fazer o que ele falou bem de mansinho, com alegria.

Faca isso com seu marido. Reme na mesma direcao, sem reclamar. Diga para ele que vai apoia-lo seja qual for a idéia. Diga: estamos juntos na alegria e na tristeza. Eu nunca te deixarei.

Diga pra ele.

Às vezes minha esposa é tao docil comigo que até me destroca por dentro. Eu fico com medo de estar errando quando nao tenho nenhuma oposicao. Aí comeco a reconsiderar as minhas idéias.

Mas se ela me desafiasse ou dissesse que nao iria me apoiar qual seria a minha reacao? Eu teria de provar que eu tenho razao, afinal eu sou o homem da casa e o cabeca do lar.

Mas quando minha esposa mostra essa docilidade de que estou falando que a esposa deve ter para com o marido eu nao preciso provar nada, pois ela ja me disse com suas atitudes que efetivamente eu sou o homem da casa e o cabeca do lar.

Entao eu tenho liberdade de decidir pois sei que ela sempre vai me apoiar. E vou procurar sempre tomar decisoes sabias pois eu sou o responsavel. E vou sempre procurar tomar decisoes que levem em consideracao o bem-estar da minha esposa e filhos.

Uma pastora estava se separando do marido e me disse:

Eu dizia para minha mae que ela era autoritaria. Meus filhos e meu marido me dizem que eu sou autoritaria. Eu pensei que meu marido estava me traindo. Hoje eu vejo que eu entreguei ele nos bracos de outra mulher.

Sabem por que há poucos homens na Igreja?

Há muitas razoes. Uma delas diz respeito ao fato dos maridos serem desonrados quando nao fazem exatamente o que as esposas querem.

As vezes a esposa se converte primeiro e fica ansiosa. Ela quer que o marido se converta a qualquer custo.

E ela ora, vai para a Igreja, distribui folhetos evangelisticos pela casa, insiste com o marido, fala da Biblia o tempo todo.

Com isso ela afugenta o marido. Ela esta passando para o marido uma mensagem de desonra pois no fundo ela esta dizendo:

  • Eu nao te aceito
  • Eu nao te recebo
  • Eu nao vou te tratar bem ate voce ser como o Pastor ou como os irmaos da Igreja, isto é até voce entrar no meu esquema.

Qual a mensagem que ela esta passando ao marido?

  • Voce nao tem valor na minha perspectiva.

Ela está obedecendo Efésios 5:33?

...a mulher reverencie a seu marido

É claro que nao. Ela esta desonrando o marido o tempo todo. E depois ela diz que ele é duro de coracao e insensivel. Ele so nao gosta de ser hostilizado.

Ele nao é tao insensivel. Os homens tambem tem sede de Deus. Mas algumas mulheres tornam o Evangelho hostil para os seus maridos. Elas vivem um tipo de religiosodade que afasta o marido e os filhos de Deus.

Os filhos vao ainda por obediencia a Igreja e as vezes por ouvir a mensagem se convertem. Mas os maridos tem essa prerrogativa de nao precisar obedecer as esposas e ficam afastados do evangelho pelas atitudes de suas esposas.

Mas entao qual a solucao?

Como a esposa pode atrair o seu marido para Cristo?

Segredo numero 2.

O silencio. O seu marido precisa de tempo para processar as informacoes que recebe a respeito de Cristo. E ele nao consegue pensar enquanto voce esta falando e insistindo.

Por isso a Biblia admoesta:


1 Timóteo 2:12
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

1 Pedro 3:1-2
Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.

Deus abencoe.

Caso os irmaos tenham interesse no assunto, minha esposa e eu ministramos cursos em que falamos bastante deste tema.

Infelizmente é um assunto muito vasto para ser explorado aqui.

Deus abencoe.

Shalom.

Nenhum comentário: