quarta-feira, 22 de julho de 2009

Levando o Ministério mais a sério

Ser chamado por Deus para o Ministério é coisa muito séria.

Muitas pessoas incautas sao introduzidas ao ministerio sem o devido criterio e isto traz juizo sobre suas vidas.
  • Jesus disse que nao poderiamos olhar para tras.

Lucas 9:62
E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

  • A Biblia diz que é uma excelente obra. Mas ha requisitos a serem obedecidos. Por exemplo: pessoas divorciadas nao devem exercer o presbitério (episcopado), diaconato, pastorado.

1 Timóteo 3:1-7
Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.

  • Ninguem pode tomar para si essa honra. Como no caso dos sacerdotes, para ser um obreiro precisa-se ser chamado por Deus.

Hebreus 5:4
Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.

  • Quem se atreveu a tomar uma posicao a que nao foi chamado foi severamente repreendido por Deus.

2 Cronicas 26:16-21

Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.

Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do SENHOR, homens da maior firmeza; e resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para este mister; sai do santuário, porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do SENHOR Deus.

Então, Uzias se indignou; tinha o incensário na mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na Casa do SENHOR, junto ao altar do incenso.

Então, o sumo sacerdote Azarias e todos os sacerdotes voltaram-se para ele, e eis que estava leproso na testa, e apressadamente o lançaram fora; até ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o SENHOR o ferira.

Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do SENHOR; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.

Levítico 10:1-2

Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara.
Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.

  • O julgamento sera mais rigoroso para os ministros de Deus.
Tiago 3:1
Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.

Com as coisas de Deus nao se brinca.

Estamos na epoca da Graca. Basta se arrepender e pedir perdao a Jesus.

Deus te abencoe.

Nenhum comentário: