sexta-feira, 24 de julho de 2009

Jesus disse: Eu sou o pão da vida.

Eu sempre gostei muito de pao.

Nao sei se isso vem pelo DNA, mas acho que o fato de minha familia ser portuguesa tem algo a ver com isso.
Eu me lembro de crianca quando minha mae me mandava ir na padaria. Era o tempo ainda do forno a lenha e havia uma padaria um pouco mais distante cujo pao era delicioso. E eu ia la as vezes e comprava dez medias (em Santos média quer dizer paozinho).
Vinha segurando o saco de pao com cuidado pois estava muito quente.O aroma delicioso de pao saindo do forno.
Uma vez comi uns quatro em seguida. Meu pai me interrompeu pois achou que eu ia continuar.

Quando vim para a Alemanha percebi que os alemaes faziam fila nas padarias e comiam muito pao. E as padarias aqui sao otimas.

Os alemaes sao loucos por pao. Existem cerca de 1500 tipos de pao na Alemanha e estao sempre inventando algum novo.
Esses dias inventaram um pao de aspargos e o padeiro que inventou nao da conta dos pedidos.

Os alemães chamam o pão de o alimento para a vida. E, realmente, a vida dos alemães seria muito difícil sem ele.

No Brasil a gente encontra na padaria ou supermercado o pãozinho branco, o integral, o sovado, pao de milho, etc.
Mas numa padaria alemã se encontra muito mais opcoes:
vollkorn (integral), mehrkorn (mistura de farinhas integrais de 3, 6, 9 ou 12 farinhas), pão de centeio escuro e claro, pão branco, preto, com flocos de cereais, pão de legumes, de batata, dinkel, com semente de abobora, com semente de girassol, etc. A variedade é muito grande e depois existem os paes de outros paises, que voce tambem encontra, como Ciabatta, etc.

Para completar, ainda tem os pães da moda. Este ano, o de baixo carboidrato é a estrela da temporada. Na Alemanha, tudo vira pão. Há até pão de cenoura e pão de ervas.

O pao existe no mundo todo. Os sirios e turcos tem aquele pao achatado.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, trouxeram o gosto pelo pao. E nos brasileiros comemos hoje o pao frances. Mas o pao ja existia: era a tapioca ou beiju.

A mandioca, na forma de tapioca ou como farinha, aparece no relato de muitos cronistas europeus.

É com a farinha de mandioca que os brasileiros (...) fazem o pão, escreveu em 1640 o viajante holandês Johan Nieuhof, em seu relato "Memorável Viagem Marítima e Terrestre ao Brasil".

A tapioca é feita com a goma da mandioca.

As mil e uma utilidades da mandioca foram parar até no nome científico que ganhou, no século 18: Manihot utilissima.

Os colonizadores portugueses, claro, aderiram.

E há quem diga, inclusive, que a colonização só foi possível graças a ela, pois supriu nossos colonizadores de algo tão básico quanto um pão, diz o antropólogo Rui Murrieta, da Universidade de São Paulo.

A goma da mandioca umedecida é peneirada e assada em uma panela rasa, como uma frigideira circular, ou numa assadeira de barro, como fazem os índios da Amazônia.

É aí que ela ganha sua forma final. Um detalhe: se a tapioca ficar mais tempo em fogo alto, algo em torno de 15 a 20 minutos, ela endurece. Suas extremidades ficam fininhas e formam um biscoito crocante e seco. É o beiju!

O pao é o alimento basico de todas as culturas. Falamos aqui dos portugueses que amam pao, dos alemaes, dos brasilieros, dos franceses, dos sirios, mas a lista nao tem fim.

Toda nacao e toda cultura tem seu tipo de pao e ele é um alimento básico.

Jesus olhou e viu a fome das nacoes, fome nao de pao, mas de ouvir a Palavra do Senhor.

Amós 8:11
Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.

E Ele era a Palavra:

Joao 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

E Ele veio até nós. Nasceu em Belem, que quer dizer "Casa de Pao". Jesus nasceu na padaria.

E se ofereceu a nós:


Joao 6:35, 48,50-51
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Eu sou o pão da vida.
Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.


Jesus é a necessidade básica de todo ser humano. Ela sacia todo o nosso ser.

Se voce ainda nao experimentou, prove e se alimente tambem deste pao maravilhoso, Jesus.

Nenhum comentário: